terça-feira, 30 de outubro de 2012

DEUS ESTÁ NO CONTROLE DA SUA VIDA


Isaías 41. 9,10

Introdução:

            Constantemente estamos enfrentando lutas e conflitos que minam nossas estruturas nossas vidas, nos deixando muitas vezes sem condições de caminhar. São problemas na família, no trabalho, nos relacionamentos, doenças, a perda de alguém que tanto amávamos e outros...

            O que fazer quando o barco da nossa vida está sendo solapado pela tempestade e não vemos condições de vencê-la?

            Num confronto pessoal, a mensagem de hoje busca nos mostrar à luz da Palavra de Deus que por mais que as circunstâncias sejam contrárias, Deus está no controle das nossas vidas. É Ele quem está no leme do nosso barco e tem o poder de nos levar a um porto seguro.
           
I – O Deus que tem um projeto para minha vida. V.9

            Observe o versículo 9: “Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei.” De forma clara e objetiva, essa palavra está nos mostrando que Deus tem um projeto para nossas vidas. Independente das circunstâncias que foram vividas, Ele te ama e tem preparado o melhor para você. Ele nunca te rejeitou! Há muitas pessoas hoje sofrendo e vivenciando problemas por causa do passado. Elas foram machucadas, amaldiçoadas e ao longo de suas vidas, desenvolveram uma estrutura aniquilada e frágil. Elas são o produto das impossibilidades, dos medos, das angústias, do “eu não posso”, “eu não consigo”, “eu não tenho condições de vencer”. Quando Deus diz “eu não te rejeitei”, Ele nos mostra o quanto somos importantes e o quanto Ele também está interessado no nosso sucesso. Você é importante para Deus! Ele tem um projeto de bênçãos para sua vida. Creia nisso!

II – O Deus que é comigo. V.10

            Ele é o Deus que nunca nos desampara. Ele é conosco! É interessante observar que muitos que se dizem nossos amigos, nos momentos de lutas e dificuldades acabam nos abandonando. Contudo, temos um amigo que não falha e que nunca irá nos abandonar. “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará” (Sl 23.1).
Nessa palavra profética ele nos diz: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus (v.10a); Ele é a nossa palavra de vitória, é o nosso socorro certo nos momentos de angústias. Ele está conosco e como Deus tem o poder de nos responder sobrenaturalmente.

III – O Deus que me Fortalece.

            Nunca sabemos quanto tempo irá durar uma tempestade. Assim também acontece quando enfrentamos problemas. Ele tem um começo, mas não sabemos quando será o fim. Sendo conhecedor profundo dessa realidade e das nossas limitações, o Senhor está afirmando: “Eu te fortaleço”.
Nos momentos de lutas e dificuldades o enfraquecimento é certo, mas aqui temos a certeza de que seremos fortalecidos pelo Senhor. Estou me lembrando do poema “Pegadas na areia”. Quando aquele que estava enfrentando um grande problema achou que estava caminhando sozinho, ao questionar Jesus, dizendo que Ele o havia abandonado, pôde ouvir a história do milagre que havia acontecido: “Meu filho, as pegadas que viu não eram as suas, eram as minhas. Eu estava te carregando no colo” (paráfrase do poema).
Quando você não tiver forças para caminhar diante dos grandes problemas, sua força será o Senhor! Ele o carregará no colo.

IV – O Deus que me ajuda.

            Nos momentos de lutas quando estamos enfrentando dificuldades, nossas mentes entram num turbilhão de questionamentos e nos sentimos incapazes de tomar decisões. São nesses momentos que precisamos de ajuda, de um norte. Sendo conhecedor profundo das implicações do humano e conhecendo nossas limitações, ele nos afirma: “Eu te ajudo”. Ele não nos rejeitou, é conosco, nos fortalece e agora é a nossa ajuda. Ele quer nos dar a diretriz, nos conduzindo ao caminho da vitória. Se nesse momento você está enfrentando um grande deserto e não sabe que direção tomar, confia no Senhor; Ele irá te ajudar levando-o às águas tranqüilas.

 V – O Deus que me sustenta com Sua destra fiel.

            Aqui temos a ideia do suprimento completo. Necessitamos da mão que acaricia, abençoa e que supre todas as nossas necessidades.
Quando enfrentamos lutas ficamos frágeis e carentes; necessitamos do suprimento físico, emocional e espiritual. Somente Deus com sua destra fiel é capaz de operar esse grande milagre. E é Nele que podemos confiar.
            Portanto, descanse no Senhor! Deixe-o conduzir o barco da sua vida. Ele conhece o caminho e sabe que direção tomar.
Ele tem a resposta de bênção que o seu coração deseja. Ele está no controle!

Conclusão:

            É possível que nesse momento sua vida esteja um caos total diante da grande tempestade que está enfrentando. Contudo, quero que saiba que Deus está no controle! Ele tem um projeto de bênçãos para você, Ele é o Teu Deus! Ele te fortalece, ajuda e te sustenta com a Sua destra fiel.

            Ele é a razão da nossa vitória!


Dc. Juliano


Nenhum comentário:

Postar um comentário