segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A fidelidade de Deus


Deus é fiel. Esta frase está sempre presente no vocabulário dos cristãos. E cada vez mais. Ora como expressão de gratidão, ora como adoração, muitas vezes mal utilizada em orações que mais parecem ‘ordens de serviço’ a Deus. Estampada em camisas, afixada em vidros de carros, impressa em chaveiros, repetida em canções... Se ganhamos o que queríamos, Deus é fiel. Se somos curados é porque Deus é fiel. Se o dia mal passa bem distante do nosso calendário pessoal, só tem uma explicação: Deus é fiel. 

Mas, a pergunta é inevitável: Deus continua sendo fiel quando ao invés de ganhar, perdemos? Deus é fiel quando as notícias ruins invadem nosso universo de bênçãos? Deus é fiel quando não sou curado, quando a dor e o sofrimento me despertam toda manhã? Deus permanece fiel quando outros conseguem se livrar das tribulações e elas parecem me perseguir? 

O fato é que Deus é fiel em qualquer circunstância. A fidelidade do Senhor não é um estado, mas faz parte da essência de um Deus que É Fiel, É Amor, É Santo, É justo, É misericordioso, É bom. E isso nunca muda. Ele permanece fiel até diante da nossa constante infidelidade (2Tim. 2:13). 

Ele é o mesmo Deus imutável tanto no dia bom, como no dia mal. Sim, pois o dia mal existe e concernente a este dia o próprio Senhor nos exorta a nos revestirmos da armadura espiritual e a nos manter firmes (Ef. 6:13). Ele também nos conclama a dar-lhe graças ‘em tudo’ (I Tess. 5:18), pois a Sua vontade é a nossa santificação (I Tess. 4:3) e Ele fará ou permitirá o que for necessário para que alcancemos a estatura de Cristo (Ef. 4:13). 

No dia mal, crer na fidelidade de Deus sustentará a nossa fé e nos encherá de consolo, pois por Ser Fiel: 

4  Deus não nos provará acima do que possamos suportar (I Co. 10:13). 
 Estará conosco todos os dias (Mateus 28:20). 
 Manifestará o Seu poder em nossas fraquezas (II Co. 12:9). 
 Sempre nos consolará (II Co. 1:3-4). 
 Renovará nossas forças (Isa. 40:29). 
 Será o nosso ajudador em qualquer momento (Hb. 13:6). 
 Será socorro presente na angústia (Sl. 46:1). 
 No final de tudo, irá nos receber em Sua glória, quando este ‘tabernáculo terrestre’ se desfizer (II Co. 5:1). 

Sim, Deus é fiel! Não nos prometeu um caminho em que aflições e dores não existam. Ao contrário, fez questão de nos prevenir do fato de que nesta vida teremos aflições (João 16:33), de que o justo pode cair sim, mas que não ficará prostrado (Salmos 37:24), de que o Senhor prova o justo (Salmos 11:5), de que perseguições são eventos certos na vida dos que querem viver piedosamente em Cristo (II Tim. 3:12). 

Mas, a fé nos faz descansar na fidelidade do nosso Deus, pois Ele tem cuidado e cuidará de nós para sempre, em qualquer situação. Ele sabe dosar o quanto de dias bons e o quanto de dias tempestuosos cada um de nós necessita passar na carreira da fé. 

Um dia toda alegria e toda tristeza desta vida passarão. A beleza da glória do Senhor apagará toda nossa memória destes dias, que serão apenas passado. Neste dia provaremos mais ainda da fidelidade de Deus, pois enquanto hoje nos diz ‘não se turbe o vosso coração e nem se atemorize...’, amanhã estaremos desfrutando da morada na casa do Pai (João 14:1-2). 

“Alegrai-vos na Esperança. Sede pacientes na tribulação. Perseverai em oração.” 
(Rm. 12:12). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário