domingo, 1 de junho de 2014

Eleitos de Deus

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça…” Efésios 1:3-7
Conta-se que dois carros colidiram, e os dois motoristas alegaram razões e acusavam o outro de haver avançado o sinal. Um deles ficou irado e disse ao outro: Já que você não quer pagar por bem, vai pagar por mau, vou pegar meu revolver. No que o outro respondeu: “ O sangue de Jesus tem poder! O outro que ia pegar o revolver, perguntou você é crente? O outro respondeu. Sou. Eu também sou. A paz do Senhor, irmão.”
Têm crescido o número dos que professam a fé em Jesus como seu Salvador, como demonstra as igrejas lotadas.
Até os jargões evangélicos já são por demais conhecidos até entre incrédulos:“Paz do Senhor, irmão, Oh, Glória, Aleluia; Como você está?  Na bênção, é a resposta. Misericórdia! ”
A pergunta é:  São todos esses cristãos, verdadeiros? Irão todos para o céu? Serão todos esses que vivem nas igrejas chamados escolhidos, eleitos de Deus?
Como distinguir entre o joio e trigo, entre o falso e o verdadeiro, certo e errado e como saber quem são os escolhidos de Deus nesse mundo cheio de pecado e de devassidão e confusão religiosa?
A resposta está na palavra de Deus. Nela, se encontra o caráter dos eleitos, e seu comportamento com relação ao mundo e a Deus. É através da Palavra, que avalio a minha postura como cristão e se de fato sou regenerado e Eleito de Deus.
DEFINIÇÃO DA ELEIÇÃO
Por eleição, entendemos aquele ato soberano de Deus em graça, pelo qual Ele escolheu em Jesus Cristo para a salvação todos aqueles que de antemão sabia que o aceitariam.
Eleição:  ato de eleger, escolha. Diploma divino com que  é agraciado todo o que recebe a Cristo Jesus como seu único e suficiente Salvador ( Jo 3:16 ). A eleição subentende que a pessoa, mediante o sacrifício de Cristo, já atendeu a todos os requisitos exigidos pela justiça de Deus quanto ao perdão de seus pecados.
A Eleição é um ato soberano de Deus; Ele não tinha obrigação de eleger ninguém, já que todos tinham perdido  sua posição diante de Deus. Mesmo após Cristo ter morrido, Deus não tinha obrigação de aplicar a salvação, exceto por ter uma dívida com Cristo de respeitar o acordo com Ele quanto a salvação do homem.
A bíblia definitivamente baseia a Eleição de Deus em sua presciência:  Romanos 8:29, I Pedro 1:1,2
O PROPÓSITO DA ELEIÇÃO
Para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. Nos predestinou para Ele para adoção de filhos…. Para o louvor da glória de sua graça.   Efésios 1:4-7
Para ser formado um novo homem diante de Deus em justiça e retidão, procedentes da verdade. Efésios 4:24
Para sermos conforme a imagem de seu filho. Romanos 8:29,30
A eleição tem Cristo como Seu alvo, porquanto todos os eleitos haverão de ser finalmente transformados segundo a sua imagem moral e metafísica.
Os remidos haverão de participar da divindade ( Colossenses 2:10 ) e vão sendo agora transformados de glória em glória, conforme a imagem moral de Cristo, com vistas a participarem totalmente de sua própria natureza metafísica . II Coríntios 3:18
A eleição tem Cristo como o seu centro. Assegura a segurança eterna do crente. Romanos 8:33
A eleição é a base de todas as  ações éticas, bem como a garantia da santidade.Efésios 5:5
A finalidade última da Eleição é a Glória de Deus. I Coríntios 1:31
OS FRUTOS DA ELEIÇÃO
Os frutos são evidências básicas de que somos escolhidos de Deus. Logo, àqueles que se dizem cristãos e não praticam a fé, não são eleitos de Deus.Mateus 7:16,17 ; Gálatas 5:22,23
Os frutos da santificação. Gal 5:22-26; I Tes 4:1-12
Posto que a Eleição seja produzida pelo Espírito Santo e que o Espírito Santo de Deus habita nos Eleitos, faz-se necessário que os Eleitos sejam indivíduos santos, porquanto de outra maneira, não seriam eleitos cousa nenhuma. Esse é um pensamento sério, que se reveste de grandes conseqüências, pois, a vida santa, na realidade, é a prova prática da Eleição do individuo e é exatamente por essa razão que o apóstolo Pedro nos adverte sobre a necessidade de confirmarmos a nossa chamada e Eleição.
“Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.  Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” II Pedro 1:10,11

Nenhum comentário:

Postar um comentário