sábado, 6 de dezembro de 2014

Série sabedoria dos provérbios (Por André Sanchez)
“O caminho do SENHOR é fortaleza para os íntegros, mas ruína aos que praticam a iniqüidade.” (Pv 10. 29)
O caminho de Deus não é fácil, mas é o melhorJesus foi verdadeiro e direto quando mostrou o que era o caminho de Deus:“porque estreita é a porta, eapertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” (Mt 7. 14). Ou seja: Andar no caminho de Deus não é fácil!
Porém, não encontramos na palavra de Deus somente menção de que o caminho de Deus é um caminho de dificuldades, estreito. A sabedoria dos provérbios aponta para um lado importantíssimo sobre o caminho de Deus: Ele é o melhor caminho! O provérbio diz que “o caminho do SENHOR é fortaleza para os íntegros”.

Apesar de muitos invejarem a “facilidade” dos caminhos em que andam os perversos (no caminho largo), podemos ver que a sabedoria dos provérbios nos mostra que o caminho dos perversos é terrível:
 “O caminho do SENHOR é fortaleza para os íntegros, mas ruína aos que praticam a iniqüidade.” (Pv 10. 29).A palavra “fortaleza” empregada pelo sábio indica que o caminho de Deus é um refúgio, uma proteção, um esconderijo. Ou seja, andar na prática da vontade de Deus, é andar protegido pelo próprio Deus. Assim, as dificuldades não são fator de temor, pois todas podem ser vencidas, afinal, estamos refugiados em Deus, pois andamos em Seus caminhos.
O caminho de Deus representa a ruína aos perversos porque é nos caminhos de Deus que está a vida. Quando os perversos rejeitam os caminhos do Senhor, rejeitam a vida, e atraem sobre si a ruína. A palavra “ruína”, empregada pelo sábio, indica destruição, tragédia, desgraça. Esse é o resultado final do caminho largo ou da rejeição ao andar no caminho de Deus.
Creio que por esse fato Jesus tenha dito: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo 14. 27).
A paz de Cristo é a fortaleza daqueles que seguem os Seus caminhos. Ela é suficiente e sobrepõe a falsa paz oferecida pelo mundo que, na verdade, resulta em ruína.
O caminho de Deus é sim difícil, mas é o melhor caminho, o caminho de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário