terça-feira, 23 de abril de 2013

JESUS TE VÊ


Texto: Lucas 22.61,62.

Vivemos sob olhares. Somos acompanhados todos os dias. Existem várias formas de ver o mundo, as pessoas. O olhar de um fotógrafo é diferente dos olhares comuns. Ele vê ângulos, paisagens que olhos comuns não veem. O olhar de um astrônomo, de um planetologista enxerga formas e detalhes no universo ocultos aos olhos comuns. Um microbiólogo enxerga pela lente de microscópio o universo oculto dos micróbios existente ao nosso redor.
O OLHAR TAMBÉM FALA. Um olhar desconfiando. Um olhar nervoso. Um olhar de reprovação. Um olhar com brilho. Olhar cansado. Olhar assustado. Olhar de medo.
UM OLHAR PODE FALAR MAIS QUE UMA PALAVRA.
Na cruz do Calvário Jesus viu duas coisas: 1. Sua mãe e seus discípulos (João 19.26) 2. Jesus viu o seu lugar na história que estava consumada (João 19.28).
A IMPORTÂNCIA DO OLHAR DE JESUS
  1. Jesus sabia que o olhar determina a direção de uma vida. "São os olhos a lâmpada do corpo" (Mateus 6.22).
  2. Jesus fixava os olhos nos discípulos. "Jesus, FITANDO NELES O OLHAR.." (Mateus 19.26).
  3. Ele olhou ao redor para ver quem o tocou de forma diferente. "Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto" (Marcos 5.32).
  4. O primeiro olhar de Jesus para Pedro viu nele um grande potencial. "E olhando Jesus para ele disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas.." (João 1.42).
ESTE OLHAR MARCOU A VIDA DE MUITAS PESSOAS
  1. De uma multidão faminta e sem pastor (Mateus 9.36) - "E vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam exaustas e aflitas, como ovelhas que não têm pastor".
  • O insensível não se condói com o sofrimento alheio.
  • O corrupto não se apieda da dor e falta da sua ambição egoísta.
Quem está em PROFUNDA DOR um olhar de empatia funciona como bálsamo.
COMO VOCÊ VÊ AS PESSOAS AO SEU LADO?
  • Você já parou para perguntar a esta pessoa ao seu lado por que ela chora?
  • Você já percebeu que seu olhar neste culto está pesado?
VOCÊ SÓ TOCARÁ AS PESSOAS SE TIVER O OLHAR CORRETO.
AS MULTIDÕES ACOMPANHAM QUEM TEM UM OLHAR DE COMPAIXÃO.
  1. Este olhar marcou a vida de um homem que tinha uma das mãos ressequidas (Marcos 3.5) - "Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada".
  • As pessoas estavam mais preocupadas na possibilidade de Jesus QUEBRAR OS SEUS COSTUMES a trazer alivio para dor e vergonha de um homem.
  • Imagine a face daquele homem quando, de repente, JESUS O CHAMA PARA VIR PARA O MEIO. Que susto! Que surpresa! Que emoção!
  • O olhar de Jesus O NOTOU NO MEIO DE MUITOS. Assim como seus problemas não estão ocultos para Deus. Salmos 139.1-16 (Ler com toda a igreja e cantar o hino "Senhor, eu sei que tu me sondas").
  1. Este olhar marcou a vida de...Pedro no momento de mais profunda dor da sua alma. O mais notável dos discípulos, o mais impetuoso, o mais emotivo, o mais transparente, honesto, o mais cativante. Agora está no fundo do poço. Alguma horas antes ele tinha dito que DARIA A VIDA POR JESUS. Agora, porém, SUA FÉ É POSTA À PROVA.
Lucas 22.61,62 - "Então, voltando o Senhor, FIXOU OS OLHOS EM PEDRO, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo. Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente".
  • O olhar de Jesus ALCANÇA A PESSOA NO SEU MOMENTO MAIS TENEBROSO. Pedro estava nas PROFUNDEZAS DA CULPA E ARREPENDIMENTO. O que fiz? Como eu pude cair nessa? Como eu pude fazer isso com meu amigo?
  • Seria melhor se JESUS FICASSE COM SEUS OLHOS ABAIXADOS. Aquele olhar machucou mais que mil chicotadas romanas! Quanto melhor você trata uma pessoa que te traiu mais dor recai sobre esta pessoa.
  • Jesus com seu olhar NÃO ESTAVA JULGANDO E CULPANDO o seu amigo Pedro. Era um olhar de COMPAIXÃO E LAMENTO. Por quê? Pra que? Jesus o havia prevenido. Isso agravou mais a sua dor.
  • Depois daquele dia AQUELE OLHAR NÃO VIU A PEDRO ATÉ APAGAR-SE NA CRUZ DO CALVÁRIO. Porém, quando os OLHOS DE JESUS REABRIRAM-SE AO TERCEIRO DIA um de seus primeiro desejos foi VER A PEDRO. "Mas ide, dizei aos discípulos E A PEDRO que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis, como ele vos disse" (Marcos 16.7).

ESSE OLHAR VAI MARCAR A SUA VIDA TAMBÉM.
  • Este olhar penetra o teu coração e expõe toda a sua dor e desespero.
  • Este olhar arranca toda insegurança e diz: Você não está sozinho!
  • Este olhar não te condena, mas a rejeição a Jesus pode te condenar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário